Saúde física

Dicas sobre alimentação

 

 
  • Cuidados com o coração da mulher

    As mulheres hoje vivem um estilo de vida agitado, numa rotina que concilia trabalho, casa, marido, filhos... Apesar das visíveis conquistas femininas, esse ritmo acelerado também gerou ônus, e um deles está relacionado à saúde do coração.

    O infarto está entre os principais problemas cardíacos que acometem as mulheres e, devido à falta de sintomas típicos no organismo feminino, pode causar até o dobro de mortes na comparação com os homens.
     
    Os cuidados consistem em ajustes nos hábitos

    O primeiro passo é tomar consciência de que as enfermidades cardíacas são uma realidade frequente no universo feminino, a fim de se tormar medidas preventivas antes se manifeste o problema.
    Para o coração da mulher continuar saudável é preciso manter dieta equilibrada e peso ideal, praticar exercícios regularmente, não fumar e acompanhar de perto os índices de colesterol e a pressão arterial.
      
    Homem também precisa cuidar da saúde 

    Quando o assunto é prevenção, os homens não são os mais exemplares. Por uma questão culturalmente enraízada, que coloca os homens como o sexo forte e mais resistente à doenças, acabam adiando este tema em sua rotina diária, e o resultado pode ser catastrófico. Por isso, é preciso conscientizar para hábitos que podem fazer toda diferença na saúde.e qualidade de vida.
     
    Prevenir é o melhor remédio

    Para saber como anda a saúde, é fundamental incluir na rotina a visita periódica ao médico, pelo menos uma vez por ano para realização de check-up.
     
    Os principais exames do check-up masculino: exames de sangue para medir níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e insulina; função hepática; ácido úrico; câncer de próstata (dosagem enzima PSA); câncer de cólon (colonoscopia); função pulmonar; raio X de tórax.
     
    Associe a realização do check-up a hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e equilíbrio do ritmo de vida profissional.
      
    Saúde começa na infância 

    É importante educar as crianças desde cedo na adoção de hábitos saudáveis, e os pais exercem um papel fundamental nessa busca, introduzindo na rotina de seus filhos atitudes e práticas que contribuem para um crescimento saudável, e a prevenção de doenças no futuro.
     
    A preocupação começa dentro do útero

    É importante a mãe, durante a gravidez, ter um cuidado redobrado com a sua saúde, pois, tudo o que acontece no seu organismo pode passar para o bebê. Por isso é importante realizar um pré-natal adequado.
     
    Exemplo que educa

    Na educação dos filhos, os pais devem agir como exemplos a serem seguidos pelas crianças. Dessa forma, para introduzir na rotina dos filhos a prática de hábitos saudáveis - alimentação balanceada, atividades físicas, diversão e lazer - a família deve se envolver, e também mudar de hábitos se for preciso, para que a criança tenha a segurança de que aquela atitude é positiva.
     
    Essa é a melhor forma de garantir uma infância saudável, que reflete de forma positiva na evolução da saúde até a fase adulta.

     
  • Para ter uma boca saudável, a mesma alimentação recomendade pelo endocrinologista, também é recomendada pelos dentistas. Como exemplo,  a pirâmide alimentar, que mostra as proporções de consumo dos alimentos: os açucares estão no topo, ou seja devem ser consumidos com moderação. Frutas e verduras estão na base e devem ser consumidas em maior quantidade.
     
    Mas, o mais importante é sempre fazer a higiene da boca depois de cada uma dessas refeições.

    Veja abaixo, o passo a passo da evolução de uma cárie
     
    1- Restos de alimentos e bactérias se depositam nos dentes (placa bacteriana / biofilme).
    2- O consumo de alimentos doces e a má higiene favorecem a fixação de germes na placa. Quando eles ingerem restos de comida, ocorre a produção de ácidos.
    3- Assim, o pH fica ácido e os dentes reagem, perdendo minerais. No esmalte, aparecem manchas brancas: é a cárie incipiente.
    4- A desmineralização continua e chega à dentina. Nesta faze, é possível sentir dor, uma vez que esta área tem pequenos canais por onde passam extensões nervosas da polpa.
    5- Quando a cárie chega à polpa, por onde passam os nervos, é dor na certa. A doença primeiro causa inflamação, se não tratada, a polpa morre. a saída, então, é o tratamento de canal.
     
    Distúrbios Alimentares

    Muitas vezes o dentista é o primeiro a didentificar males como a bulimia e anorexia, pois eles afetam a saúde da boca.

    Veja a seguir alguns hábitos bem comuns e os estragos que eles são capazes de provocar nos dentes:
     
    Chupar limão em excesso

    A fruta é riquíssima em vitamina C, o que é muito bom para o organismo, mas em excesso, tende a aumentar as chances de erosão, pois é um alimento extremamente ácido. Essa propriedade é capaz de alterar o ambiente bucal e desgastar o esmalte dos dentes.
     
    Roer unhas
    Essa mania pode desgastar a ponta dos dentes da frente, o que pode aumentar a sensibilidades dos mesmos. Há também possibilidade de redução do tamanho do dente, o que prejudica a estética.
     
    Morder ou apertar os lábios
    Com frequência, além de machucar os lábios, pode provocar alterações na mastigação, na deglutição e na fala. Sintomas mais frequentes desse hábito são lábios irritados, avermelhados e rachados.
     
    Ficar com a caneta na boca
    Aqui além do desgaste dos dentes, como no caso de roer unhas, pode haver uma pressão que empurra os dentes para a posição errada. O mais comum é o movimento de alavanca, que provoca o que se chama de mordida aberta. Isso ocorre porque o osso é um tecido moldável, que reage às pressões exercidas sobre ele e, assim pode ser remodelado.
     
    Palitar os dentes
    Se você estiver em um restaurante onde não houver fio dental à disposição no toalete, use palito, é melhor do que nada. Mas, cuidado para não machucar a gengiva, e assim que puder, faça a higiene, pois ele não livra ninguém da placa bacteriana.
     
    Tatuar os lábios
    Cuidado com a contaminação pelas agulhas utilizadas.
     
    Piercing

    Na boca pode ser encrenca. Quem tem não está livre de doenças, que podem variar de simples inflamações a problemas bem graves, como o câncer. Um estudo coordenado pelo cirurgião Arthur Cerri, da Universidade de Santo Amaro, em São Paulo, aponta alterações celulares em todos os 80 usuários de piercing na língua analisados. O adorno pode provocar trincas e fraturas nos dentes, inflamações na gengiva, mau hálito, feridas, infecções e perda de sensibilidade na língua. Outra pesquisa, realizada na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, avaliou outro piercing, o labial. Segundo o trabalho, ele pode causar a retração das gengivas e levar à perda de dentes, além de provocar doenças periodontais.
     
    Limpeza dos dentes

    Escovar os dentes é um costume ancestral. Há milhares de anos, esse hábito já existia. Pequenos galhos eram pisoteados e amolecidos para serem usados como acessório de limpeza, mas o que chamamos de escova de dente, porém, demorou um tempo para aparecer.

    O que importa na escovação é a frequência, pois escovar os dentes com força não melhora em nada a limpeza, somente castiga a gengiva, podendo inclusive causar uma retração da mesma, além de desgastar o esmalte dos dentes.

    A escovação deve ser feita três vezes ao dia, sendo a noite, antes de dormir, a mais importante de todas, isso porque durante a madrugada a produção de saliva cai e a temperatura da boca aumenta. Ou seja, está criado o ambiente ideal para as bactérias.
     
    Escova de dentes

    Ao comprar uma escova fique atento aos detalhes:
    - Prefira uma escova com a cabeça pequena, capaz de alcançar até os últimos dentes.
    - As cerdas devem ser macias ou extramacias e arredondadas, com tufos concentrados para nao ferir a gengiva.

    Lembre-se também de cuidar da sua escova, senão ela pode ser habitada por microorganismos nocivos. O ideal é sempre lavá-la com muita água corrente e, ainda, borrifar antisséptico nas cerdas, para depois mantê-la em um local seco. Também é recomendável guardar a escova, em vez de deixá-la solta na pia, onde ela pode ser invadida por coliformes fecais que saltam da privada na hora da descarga, como apontam estudos recentes. E ao levá-la com você, na bolsa ou na pasta de trabalho, procure colocá-la dentreo de um estojo para evitar a contaminação.
     
    Tipos de escovas:
     
    Interdental - É usada para limpar próteses fixas, áreas grandes entre os dentes, ou higienizar lugares de acesso dificílimo.

    Ortodôntica - Para quem usa aparelho fixo, ela é a mais recomendada - a depressão em forma de V nas cerdas serve para "encaixar" os dentes.

    Elétrica - Elas simulam os movimentos manuais que seriam feitos com a escova convencional, como os laterais e rotatórios. Há evidências de que, quando comparados com as escovas tradicionais, algumas modelos elétricos são capazes de remover entre 6% e 17% mais placa e reduzir a gengivite em 17%. Mas como há escovas deste tipo que não são eficientes, não deixe de consultar seu dentista antes de usar uma.

    Para a dentadura - Hoje existem no mercado escovas apropriadas, com cerdas duras, cabo longo e desenho adequado ao formato da prótese. Quem não tem um acessório desses pode limpar a dentadura com uma escova comum, mas de cerdas duras.

     

    Perguntas mais frequentes

    O que é a consulta odontológica?

    A consulta odontológica é um momento muito importante no qual o dentista faz um exame completo da sua cavidade oral, determina diagnósticos (descarta doenças como carie dentaria, doença periodontal, câncer bucal, etc), faz uma orientação dos cuidados que você deve ter para manter ou restabelecer sua saúde bucal. Algumas vezes o próprio dentista fará a sua profilaxia (ou seja, limpeza dental), mas algumas vezes ele conta com o apoio da TSB.

    Qual a diferença para a "consulta com TSB"?

    A TSB é a técnica em saúde bucal. Ela realiza um trabalho muito importante fazendo a profilaxia da cavidade oral, ou seja, a limpeza propriamente dita (remoção de tártaro, polimento coronário, aplicação de flúor). A TSB não está autorizada a fazer diagnósticos na cavidade oral, portanto, além da sua limpeza com nossas TSB’s, lembre-se sempre de marcar uma consulta anual com dentista!

    Dicas rápidas e curtas de cuidados com os dentes e higiene oral no dia a dia.

    Importante cuidar da rotina alimentar, com refeições sempre nos horários, evitando comer a toda hora, e tendo consumo controlado de sacarose.

    A rotina de escovação também é extremamente importante. Devemos escovar os dentes 3 vezes ao dia, sendo que antes de dormir esta escovação deve ser mais detalhada e contar com o uso do fio dental.

    Não menos importante está o uso de pasta dental fluoretada, que deve conter uma concentração mínima de 1100ppm de flúor. Deve ser usada desde os primeiros dentinhos. Mas atenção! A quantidade de pasta a ser utilizada varia com a idade! Bebês devem usar a quantidade máxima equivalente ao tamanho de um grão de arroz!

    Periodicidade mínima das consultas e limpezas.

    Um dentista deve fazer seu exame pelo menos uma vez ao ano. A profilaxia (limpeza) deve acontecer a cada 6 meses, e poderá ser realizada pela nossa equipe de TSB ou pelos nossos dentistas!

     

     
  • A busca por uma vida mais saudável envolve, em geral, uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e mudança de hábitos. Isso exige muita dedicação, persistência e escolhas diárias que devem ser incorporadas de maneira gradativa e sempre orientadas por profissionais capacitados.

    Dietas extremamente restritivas e exercícios demasiados podem ser tão prejudiciais à saúde quanto a obesidade e o sedentarismo. Algumas recomendações para aqueles que pretendem melhorar seus hábitos de vida:

    Alimentação: evite dietas muito restritivas ou que prometam resultados rápidos. As receitas de sucesso e fórmulas mágicas não existem, mas, sim, escolhas bem orientadas. Nesse sentido, a visita a um nutricionista ou um endocrinologista é indispensável. O resultado será obtido através de um processo saudável e com responsabilidade.
     
    Atividade física: se ainda não se identificou com alguma atividade, talvez esteja na hora de experimentar algo novo. A corrida, por exemplo, tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos. Isso se deve ao fato dessa prática exigir pouco recurso e poder ser desenvolvida nas ruas. Ela gera grandes benefícios à saúde, principalmente a melhora do condicionamento aeróbico. O pilates é outra prática que está em alta, pois possibilita acompanhamento individualizado e promove ganhos de força, flexibilidade e consciência corporal. Outra modalidade que tem ganhado notoriedade é o CrossFit, inspirado nas metodologias de treinamentos militares. Esta é uma prática altamente motivadora e proporciona melhora significativa no condicionamento físico em geral. É importante ressaltar que toda atividade precisa ser orientada por profissionais de educação física, que determinarão os níveis de intensidade e volume adequados à condição inicial de cada um.

    Exames prévios: antes de iniciar qualquer atividade física regular é necessário passar por uma avaliação. O médico irá analisar as condições de saúde e, ainda, sugerir outros exames mais detalhados, se necessário. Esse procedimento pode evitar diversos problemas graves à saúde, inclusive, eventos fatais.

    Fique sempre atento à sua saúde e adote hábitos saudáveis. Tomadas todas as precauções, possivelmente o seu projeto de melhoria de qualidade de vida será executado com êxito. Lembre-se que sua saúde é o seu bem mais valioso.

     
  • Para garantir que suas principais refeições sejam equilibradas, organize seu prato da seguinte maneira: reserve metade do prato para os legumes/ verduras cozidos e saladas: verduras, frutas e legumes são grandes fontes de antioxidantes, substâncias que protegem o organismo dos danos provocados pelos radicais livres. Deixe ¼ do prato para os carboidratos. O arroz, milho, tubérculos e massas são bons representantes dessa categoria e, se forem integrais, melhor ainda. Esses nutrientes liberam energia utilizada pelo corpo. O quarto restante do prato deve ser composto por proteínas. As de origem animal devem ser consumidas de preferência grelhados, assados ou cozidos. As leguminosas, cujo representante é o feijão, é uma proteína vegetal e deve ser incluída na alimentação diária, dividindo espaço no prato com as proteínas de origem animal.

    Em relação aos lanches intermediários, alimentos como cereais integrais, oleaginosas (castanhas e nozes), frutas, barrinha de frutas sem adição de açúcar, ovos, queijo magro, produtos lácteos com redução de gorduras são boas opções. 

     
  • Você sabe quantas calorias consome ao ingerir as bebidas alcoólicas? Esta é uma dúvida muito comum da maioria das pessoas que consomem bebidas alcoólicas, também conhecidas como calorias vazias. As calorias vazias são alimentos que fornecem um alto índice calórico e não são nutritivos, podendo levar ao desenvolvimento de problemas de saúde e ganho de peso. É importante saber que em cada grama de álcool puro contém 7 calorias, sendo que o valor total de calorias nas bebidas alcoólicas varia amplamente de acordo com o tipo da bebida. Temos vários exemplos: em uma dose de 50 ml de cachaça, o valor calórico é de 115 cal, já na cerveja, em uma lata de 350ml, consumimos 151 cal. Ao comparar com o chopp, em 300ml (um copo tipo tulipa) temos 180 cal e em uma taça de 125 ml de vinho tinto contém 107 cal. Já na vodca, uma dose de 50 ml encontramos 120 cal e na tequila 110 cal. 

    Agora, avaliando os drinks e coquetéis, um alerta importante é que, além do álcool, ele é feito a partir das misturas de outras bebidas calóricas e açucaradas, ou seja, o valor calórico vai aumentando cada vez mais sem que as pessoas percebam ao consumir. Na caipirinha temos o suco do limão, açúcar e cachaça. Em 250 ml desta bebida, consumimos 330 calorias, já no gin tônica em 240 ml, temos 119 calorias em uma dose de gin, limão e água tônica.

    Uma importante dica é escolher uma bebida que você irá beber menos. Não abuse no consumo de álcool, tenha moderação e faça escolhas mais inteligentes. Quando for beber, escolha petiscos mais saudáveis para acompanhar como, por exemplo, palitinhos de cenoura, tomate com queijo cottage e azeite, grão de bico crocante, entre outros, além de evitar os drinks e coquetéis com açúcar, leite condensado e outras bebidas açucaradas.

    E o mais importante: hidrate-se sempre!
     

     
  • Como criar estratégias para não deixar de treinar

    Você se reconhece em alguma(s) destas situações abaixo? 

    • "Hoje está chovendo... Não tem como treinar"
    • "Correr na rua? Ah, hoje está chovendo"
    • "Hoje está fazendo calor demais, não consigo ir na academia"
    • "Eu sou muito calorenta(o), não aguento treinar em dias muito quentes"
    • "Nossa, que frio, não vou sair da cama para ir treinar de jeito nenhum"

    Esses só são alguns exemplos de várias “desculpas” que usamos no nosso dia a dia para não cumprirmos com a meta de treinos que nos propusemos por semana. 

    Para isso não acontecer mais, precisamos estabelecer algumas regras e estratégias:

    1. Nem calor, nem chuva e nem frio são motivos para você não treinar. Lembre-se disso e repita em voz alta sempre, principalmente quando vê que esta desculpa está sendo usada. Seja rápido contra seu cérebro e não deixe ele te sabotar;
    2. Estabeleça um horário fixo para você treinar, número de vezes por semana e o tempo que vai durar seu treino/dia. Faça seu planejamento antes da semana começar e tenho isso bem claro e estabelecido;
    3. Que tal ter um plano B? Por exemplo: se chover, existem vários exercícios que você pode treinar em casa, com materiais simples como cadeira, vassoura, toalha, almofada, caixas de leites etc.; 
    4. Entenda que o principal resultado quando você pratica atividade física é a busca por uma saúde melhor, mais disposição, controle da ansiedade, melhora da depressão, aumento da autoestima, fortalecimento das suas articulações, músculos, tendões, melhora da circulação sanguínea, entre vários outros. Muitas pessoas só pensam na estética, mas não faça isso. Aumente seu conhecimento, pois a estética é o resultado do seu corpo funcionando bem! 
    5. Se você está sem disposição ou desanimado, treine assim mesmo! Te prometo que no final do treino você vai estar feliz e animado por ter treinado. Basta começar que depois o corpo vai amar!

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia. 
     

     
  • Como melhorar seus resultados 

    Atenção plena é o simples fato de você estar realmente concentrado naquilo que você está fazendo, sem deixar seus pensamentos dissiparem. 

    Um exemplo claro é você treinar respondendo mensagens no celular, ou em uma ligação, ou conversando com o amigo do lado.

    Aprenda: 

    1. O tempo de intervalo entre uma série ou entre algum exercício é super importante no seu treino. Se for 40 segundos, ou 1 minuto ou 1 minuto e meio etc., isso deve ser seguido à risca de acordo com a proposta do seu treinador. 
    2. Se você está caminhando na esteira ou na rua e consegue mexer no seu celular, com certeza o ritmo está leve. Saia da sua zona de conforto, ficar caminhando sem estímulos novos não vão te gerar resultados novos. 
    3. O tempo que você reservou para treinar é para treinar, não é para você ficar pensando o que vai fazer depois, para resolver problemas pelo celular ou para ficar conversando. O seu tempo é valioso, procure saber o que o seu corpo te fala, qual músculo você está trabalhando naquele exercício, se a sua respiração está correta, se você está contraindo o abdômen etc. Você sabia que quanto mais atenção você tem, mais neurônios motores você consegue mandar para aquela musculatura ficar mais eficiente? Sim, isso mesmo, então, com certeza melhores serão os resultados.
    4. E, por último, sabe aquela prancha que todo mundo sofre para ficar 30 segundos ou mais? Se você trabalhar seu cérebro, você vai resistir muito mais. Ao invés de ficar pensando que é difícil, que não vai conseguir e que você detesta aquele exercício, que tal mudar e começar a dizer assim: "Eu posso, eu consigo, falta pouco... Nossa, estou bem mais forte!". Com certeza os resultados serão melhores né?

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia.

     
  • Para emagrecer, precisamos da junção de vários fatores: alimentação, saúde mental e física, fatores emocionais, fatores sociais e a atividade física. 

    A alimentação é o carro chefe do emagrecimento, é uma questão matemática. Só para mantermos o nosso dia a dia, gastamos calorias para respirar, ficar em pé, andar, subir e descer escadas, carregar sacolas etc. Coisas que fazemos na nossa rotina. Se você se alimentar com poucas calorias, mas atenção, calorias de qualidade, você irá emagrecer. 

    • Fatores sociais: muitas pessoas acham que para emagrecer precisam fazer dietas caras ou pagar academia, personal, aulas coletivas. Essas pessoas estão redondamente enganadas. Hoje já temos nas redes sociais várias dicas de alimentos e receitas com custo barato e de boa qualidade nutricional e, também, vídeos de exercícios que podem ser feitos em casa, na rua, até mesmo viajando de férias ou a trabalho, sem custo adicional na compra de equipamentos. Basta você querer! 
    • Fatores Emocionais: brigou com o marido, não está feliz com os filhos, trabalho, autoestima etc. Muitas vezes, nos sentimos infelizes e falamos assim: "Nossa, não estou animado hoje para treinar ou me alimentar bem", não é mesmo? Entenda que só você pode cuidar de você e isso deve ser a sua prioridade número 1. Não caia nas armadilhas do seu cérebro sabotador e, dessa forma, vai encarar todos esses problemas com muito mais garra, não deixando de treinar e se alimentando bem. O exercício tem liberações hormonais fantásticas e os alimentos trazem os nutrientes corretos para te dar energia. 
    • Saúde mental e física: seja mais disciplinado com você. Entenda que tudo que seu cérebro pensar, ele vai te dominar, então, busque pensamentos positivos e deixe isso refletir sobre sua parte física! "Eu posso, eu consigo, eu aguento, eu vou treinar sim!"

    Busque melhorar em cada um dos itens acima e lembre-se que emagrecer é uma conta matemática, o quanto eu consumo de calorias pelo quanto eu gasto de calorias. 

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia. 
     

     
  • Todos nós sabemos que os alongamentos previnem lesões e dores no corpo. 

    Mas, fale a verdade, você gosta de alongar? Os alongamentos fazem parte da sua rotina pelo menos 15 minutos por treino? Você sente dores na coluna, nas costas, no joelho, no quadril ou nos pés, e mesmo assim não alonga? 

    Muitas pessoas preferem reclamar de dor do que gastar apenas 15 min por dia para resolver o problema utilizando a prática dos alongamentos, ou preferem tomar remédio, que é mais fácil.  

    É preciso entender que o remédio é só a boia, mas que para não afogar, você precisa se esforçar nadando, ou seja, você precisa alongar para acabar com as dores. 

    Não deixe uma dor simples virar uma dor crônica. Enquanto você puder melhorar as dores alongando, melhor vai ser a cada novo passo da sua vida! 

    Dicas importantes para quem trabalha ou estuda muito sentado, acorda com dores no pescoço ou nas costas, sente queimação na sola do pé, dores nos ombros, fisgada no quadril ou dormência nas pernas. 

    Texto por Renata Loli
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia

     
  • O que prendem a atenção de crianças e adolescentes são exercícios dinâmicos, criativos e sem muita rotina, ou seja, sem ser aquelas aulas ou treinos que são iguais todos os dias. 

    Com a pandemia, essas faixas etárias sofreram muito com a inatividade física, principalmente pela ausência das escolas, convivência com amigos, rotinas diárias. Dessa forma, muitos ganharam peso e lutam contra depressão e ansiedade. 

    1º passo e mais importante: descubra o que a criança ou adolescente mais gosta de fazer. Experimente vários tipos de atividade física: natação, futebol, dança, bicicleta, lutas, treinos em casa (sob orientação), exercícios funcionais, pilates... Hoje, a Abertta Saúde já disponibiliza treinos on-line em casa, variados para iniciantes, intermediários e avançados, todos orientados por profissional de Educação Física formado. 

    2º passo: Crie uma rotina: 

    • Quantos dias na semana vou treinar? 
    • Defina os dias e qual será o horário;
    • Quanto tempo vou reservar para treinar, 40 min, 1 hora , 1:15hs, etc. (cuidado com metas muito grandes);
    • Veja na sua agenda se tudo que você planejou é realmente viável, se não, ajuste! 
    • Não planeje nada difícil de mais nesse início, deixe para ir aumentando aos poucos, é melhor assim, do que desistir no meio do caminho. 

    Atenção: as atividades físicas que usam sobrecarga, como musculação e Crossfit, requerem atenção e não são recomendadas para menores de 12 anos, principalmente porque estão em fase de crescimento. 
    Meninos costumam ter o estirão do crescimento entre 12 e 14 anos; meninas costumam antecipar um pouco, entre 11 e 13 anos. 

    Após essas fases, o treino com sobrecarga já é indicado, desde que seja feito com supervisão de um profissional formado em educação física. 

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia

     
  • Quem nunca teve ou tem uma dor nas costas? Na região mais baixa, que chamamos de dor na lombar? Ou na região do pescoço, que chamamos de Cervical? Ou que precisou ficar de repouso, deitado demais, e está com as costas doendo? 

    A nossa coluna, com início lá no cóccix e indo até o final da nuca, nos dá mobilidade de virar para um lado, para o outro, pegar algo em baixo ou em cima e ainda inclinar para trás. Quando sentimos dores em alguns desses movimentos, algo está errado. Mas como descobrir o que está acontecendo?  

    Muitas vezes, as pessoas deixam de usar os movimentos porque dóem e acabam fazendo mais usos de medicamentos para dor do que tratar a causa. E falo em tratamentos como alongamentos, massagens relaxantes, liberações miofasciais, fortalecimentos musculares, ioga etc. 

    O remédio é só um paliativo e deve ser usado em momentos mais críticos, mas não deixe eles fazerem parte da rotina se você pode mudar esse quadro de dor de outra forma. Descubra o que causa a sua dor! 

    Você sabia que 10 minutos de alongamentos 3 vezes por semana podem te livrar dessas dores para sempre? Você só precisa se comprometer a reservar esse tempo para cuidar da sua coluna e não colocar nenhuma outra tarefa nesse horário. Seja sua prioridade!

    Existem vários alongamentos e exercícios para melhorar suas dores. Se você não faz exercícios há mais de 1 ano, comece pelo nível fácil (iniciantes). Não comece com treinos longos já na primeira semana. O fato dos seus músculos estarem fracos pode gerar dores musculares pós-treino e você vai entender que está piorando ao invés de melhorar, por isso, a calma e o início leve são muito importantes.

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia

     
  • Você, com certeza, já vivenciou alguma(s) das situações abaixo: 

    • Meu amigo me falou que engordei muito e isso me deixou desanimado; 
    • Minha mãe vive falando comigo que como demais; 
    • Adoro tomar refrigerantes e comer;
    • Quando estou triste, amo comer chocolates;
    • Essa roupa que vesti está muito apertada em mim, acho que engordei. 
    • Falam que estou gordo e que como de mais.

    Quantas opções acima você marcou? 
    Mais de duas? 

    É muito importante você entender o que te incomoda para começar a trabalhar o seu emocional, então, o nosso primeiro passo aqui é identificar os fatores que te atrapalham e te afetam emocionalmente. 

    Por exemplo: “Meu amigo me falou que engordei muito e isso me deixou desanimado”. Se isso te deixou desanimado é porque te afetou emocionalmente, então, você vai pegar um papel e vai escrever 5 estratégias para você melhorar o que está acontecendo, neste caso, emagrecer! 

    1ª estratégia: vou tirar foto de tudo que eu estou comendo e vou analisar onde posso melhorar (faça isso durante 1 semana). Você vai ver que ao tornar isso visível ao seu cérebro, você vai melhorar automaticamente. 

    2ª estratégia: sempre que eu for comer, vou ter atenção plena no que eu estou comendo, vou sentir o sabor, o cheiro, a crocancia e textura de cada alimento. Evite celular e televisão neste momento.

    3ª estratégia: só você pode fazer por você! Se você não fizer, a tendência é piorar, então, a força de vontade tem que vir de você. Entenda que para tudo dar certo, você precisa querer! 

    4ª estratégia: faça atenção plena quando acordar. Apenas 5 minutos antes de sair da cama, coloque uma música em um fone de ouvido e repita para você tudo que você deseja alcançar naquele dia. Reforce as estratégias que escolheu e repita elas mentalmente para você. Quanto mais você fizer isso, mais vai funcionar! 

    5ª estratégia: só de cuidar da alimentação, você com certeza vai emagrecer, mas para o processo ficar menos difícil, coloque como meta a atividade física também. Escolha algo que você tenha vontade de experimentar ou alguma atividade que você goste muito. Quanto mais energia você gastar, mais disposição você vai ter, pode acreditar.

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia

     
  • Não só pode, como deve. A melhora do seu condicionamento físico, do controle do seu peso corporal e de uma escolha de vida mais saudável, são de extrema importância para seu controle asmático.  

    O primeiro passo para começar uma atividade física é ter o controle da sua asma acompanhado pelo seu médico. Ele que vai te guiar para dizer qual o melhor medicamento para o seu tipo de asma de acordo com a atividade física que pretende praticar. 

    Os sintomas comuns da asma, que podem ocorrer também durante o exercício, são tosse, chiado, falta de ar, dor ou aperto no peito, e cansaço.

    Esportes muito intensos, como natação, futebol e corrida de longa distância são mais susceptíveis a desencadear os sintomas de asma, mas nem sempre precisam ser evitados, pois geralmente são de fácil controle. Esse controle será feito pela dosagem de remédio e dependendo do momento na prática do esporte em que sua asma ocorre. 

    Dicas para você salvar: 

    • Faça um plano para ser saudável com uma atividade física regular;
    • Converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios para ter certeza de que você está saudável e seu plano de exercício é ideal para você;
    • Faça aquecimento antes de exercitar-se e um relaxamento após finalizá-lo;
    • Pergunte sobre o uso de medicamentos para ajudar a prevenir a falta de ar durante o exercício;
    • Verifique as condições ambientais antes de iniciar o exercício;
    • Se você fuma, converse com seu médico sobre  as maneiras de abandonar o fumo.

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia.
     

     
  • Para começar esse texto, esteja com papel e caneta na mão. 

    Emagrecer com eficiência requer planejar metas reais, aplicáveis, sem interpretações equivocadas e que não possam ser generalizadas. 

    Vamos aprender sobre Metas Smart! 

    Escolha uma meta simples para começar. Nunca coloque metas como "não vou mais comer doce", metas irreais ou difíceis demais, que acabam levando você a desistir do processo. Ao invés disso, escreva assim: "Eu não vou comer doce 3 vezes por semana". 

    Usando esse exemplo acima, complete: 

    O quê? 
    Não vou comer doces 3 vezes por semana.
    Quando? 
    Durante o próximo mês, do dia xx/xx ao dia xx/xx.
    Quanto? 
    Não vou comer doces 3 vezes por semana e no restante dos dias vou comer 2 chocolates (não posso aproveitar os outros dias para comer demais, senão, a meta não adianta nada. Seja realista).
    Como? 
    Não vou comer doces na segunda, na quarta e na sexta-feira. Mesmo se der vontade, vou resistir. 
    Por quê? 
    Quero muito emagrecer 2 kg e vejo que o chocolate ou doce me atrapalham muito. Quero dar esse plus ao meu emagrecimento. 
    Valores? (O que você tem de forte que isso vai dar certo?) 
    Estou animada, tenho foco, vou ler essa meta todos os dias. 
    D/M/A (Dia, mês e ano) 
    Começa dia 20/01 e termina 20/02
    Possível?
    Sim
    Qual o seu grau de confiança de 0 a 10 de que essa meta vai dar certo? 
    8 (sempre que der o resultado, se pergunte "Por que não 7?" ou "Por que não 9?". Dessa forma, você começa a ser mais realista)

    Essa descrição das perguntas é igual para qualquer meta que queira fazer. Sugiro começar com metas simples e quando seu grau de confiança for aumentando, você vai se sentir mais seguro em metas mais ousadas. 
    Dessa forma, de passinho em passinho, você vai chegar ao seu tão sonhado emagrecimento. Seja persistente!

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia

     
  • Não só pode, como deve! Claro que sob orientação de um educador físico formado ou fisiotepeuta. 

    Atividades físicas como pilates, musculação, alongamentos, natação entre outros, são super indicados. O mais importante na escolha da atividade física é você confiar no seu instrutor, sentir que ele respeita seu limiar de dor e a progressão dos exercícios, começando dos mais simples aos mais avançados de acordo com o progresso. 

    Quanto mais parado você fica, mais travados ficam os seus músculos, articulações e tendões, e isso é sinal de prejuízo para sua mobilidade, que possivelmente acarretará em mais danos. Afinal, a nossa rotina de trabalho e dentro de casa não muda, né? Você às vezes abaixa, levanta, pega caixas, pega filhos… E, fazendo isso tudo sem mobilidade e sem força, a tendência é mais hérnias ou bicos de papagaios. 

    Por isso, não tenha medo: comece logo uma atividade física orientada, não arrisque a sua coluna que já está debilitada, fazendo exercícios por conta própria. Depois de 2 meses, você já estará bem agradecido de ter começado! 

    Texto por Renata Loli 
    Personal Trainer 
    Coach Saúde, Emagrecimento e Hipertrofia